Menu

sábado, 18 de setembro de 2010

Osteoporose

O que é

A osteoporose é uma doença que diminui a massa óssea a tal ponto que os ossos passam a fraturar-se espontaneamente em atividades comuns do cotidiano.


Como evitar

A melhor alternativa para se evitar a osteoporose ainda é a prevenção, algumas medidas preventivas que devem ser tomadas ainda na juventude são uma ingestão adequada de cálcio, além de atividades físicas regulares, especialmente, aquelas que incluam levantamento de peso (sempre com acompanhamento de um educador físico).




Quais são os fatores de risco?

• Sexo feminino;

• Idade superior a 65 anos;

• Raças branca ou amarela;

• História familiar de fratura;

• Menopausa precoce;

• Existência de doenças que alterem o metabolismo ósseo, como endocrinopatias, doenças reumáticas crônicas, insuficiência renal ou anorexia nervosa;

• Utilização de fármacos que provocam diminuição da massa óssea, como anticoagulantes, antidepressivos, ansiolíticos e/ou anti-hipertensores;

• Estilo de vida, como dietas pobres em cálcio, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e consumo excessivo de cafeína.

Características da doença
Esta doença ocorre principalmente durante o processo normal de envelhecimento, atingindo com mais freqüência às mulheres, uma vez que estas possuem ossos menos maciços em relação aos homens podem ocorrer fraturas, que causam o encolhimento das vértebras, redução de estatura, ossos doloridos e costas corcundas.

Um outro fator que torna as mulheres mais suscetíveis a esta doença, é a queda bastante acentuada de estrogênio que elas sofrem durante a menopausa.

A queda acentuada deste hormônio faz com que os ossos passem a absorver menos cálcio do que o necessário para seu equilíbrio e manutenção, tornando-os porosos, e, conseqüentemente, extremamente frágeis.



Dicas Nutricionais

Não beba café ou chá junto com as refeições que contenham alimentos ricos em cálcio;

Vegetais verdes, amêndoas e sardinha são ótimas fontes de cálcio, apesar de não serem laticínios;

Para lanches, use iogurte puro, misturado com frutas ou batidas de leite com frutas;

Tome sol diariamente, no mínimo 15 minutos, para que ocorra a síntese de vitamina D e ela cumpra seu papel de absorver cálcio nos ossos;

Pratique exercícios regularmente, principalmente aeróbicos e musculação orientada.

Use mais alimentos ricos em cálcio não lácteos (peixe, aveia, brócolis, couve) e procure uma nutricionista para ajudar em sua dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário